William Shakespeare

William Shakespeare
Retrato de Chandos; pintura atribuída a John Taylor e com autenticidade desconhecida. National Portrait Gallery, London.
Nascimento23 de abril de 1564
Stratford-upon-Avon, Inglaterra
Morte23 de abril de 1616 (52 anos)
Stratford-upon-Avon, Inglaterra
ResidênciaStratford-upon-Avon
CidadaniaReino da Inglaterra
Etniaingleses
ProgenitoresMãe:Mary Shakespeare
Pai:John Shakespeare
CônjugeAnne Hathaway (1582–1616)
Filho(s)3 (Susanna Hall, Hamnet Shakespeare e Judith Quiney)
Irmão(s)Joan Shakespeare, Edmund Shakespeare, Gilbert Shakespeare
Alma materKing Edward VI School, Stratford-upon-Avon
OcupaçãoDramaturgo, poeta e ator
Principais trabalhosRomeu e Julieta, Rei LearMacbethO Mercador de VenezaSonho de uma Noite de VerãoA Megera DomadaOtelo, o Mouro de Veneza, etc.
Gênero literárioTragédia, drama, comédia, poesia, romance
Magnum opusHamlet
Romeu e Julieta

ReligiãoAnglicanismo
Causa da morte

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 1564 (batizado a 26 de abril) — Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616) foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, são ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.