Santa Teresa de Jesus

Santa Teresa de Jesus, O.C.D.
Santa Teresa em glória de Pietro Novelli
Virgem, Doutora da Igreja e Mater spiritualium
(Mãe da espiritualidade)
Nascimento28 de março de 1515 em Gotarrendura,
Ávila, Reino de Castela
Morte4 de outubro de 1582 (67 anos)
em Alba de Tormes, Salamanca, Reino da Espanha
Veneração porIgreja Católica
Igreja Luterana
Comunhão Anglicana
Beatificação24 de abril de 1614, Roma por Papa Paulo V
Canonização12 de março de 1622, Roma por Papa Gregório XV
Principal temploConvento da Anunciação, Alba de Tormes, Espanha
Festa litúrgica15 de outubro
Atribuiçõeshábito das carmelitas descalças; livro e pena; coração trespassado por uma flecha
PadroeiraContra ;doenças do Coração,do Sangue e do Cérebro e dores de cabeça, do xadrez; bordadoras; perda dos pais; pessoas precisando da graça divina; religiosos; professores; pessoas ridicularizadas por sua piedade; e da Espanha.

Teresa de Ávila, O.C.D., conhecida como Santa Teresa de Jesus (28 de março de 1515 — 4 de outubro de 1582),[5] nascida Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e por sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.

Em 1622, quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada pelo papa Gregório XV. Em 27 de setembro de 1970, Paulo VI proclamou-a uma Doutora da Igreja e reconheceu seu título de Mater Spiritualium (Mãe da Espiritualidade), em razão da contribuição que a santa proporcionou à espiritualidade católica.[6] Seus livros, inclusive uma autobiografia ("A Vida de Teresa de Jesus") e sua obra prima, "O Castelo Interior" (em castelhano: El Castillo Interior), são parte integral da literatura renascentista espanhola e do corpus do misticismo cristão. Suas práticas meditativas estão detalhadas em outra obra importante, o "Caminho da Perfeição" (Camino de Perfección).