Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba (植芝盛平 Ueshiba Morihei; Tanabe, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um mestre de artes marciais japonês. Fundador do aikido, é conhecido como O-Sensei ("Grande Professor" ou "Grande Mestre") por seus praticantes.


Morihei Ueshiba
植芝盛平

Informações:

Nascimento: 14 de dezembro de 1883 - Tanabe, Wakayama, Japão

Morte: 26 de abril de 1969 (85 anos) - Iwama, Ibaraki, Japão

Causa da morte: Hepatocarcinoma

Modalidade: Aikido

Graduação: fundador

Miguel de Unamuno

Miguel de Unamuno y Jugo (Bilbau, 29 de setembro de 1864 – Salamanca, 31 de dezembro de 1936) foi um ensaísta, romancista, dramaturgo, poeta e filósofo espanhol. Foi também deputado de 1931 a 1933 pela região de Salamanca. É o principal representante espanhol do existencialismo cristão, sendo conhecido principalmente por sua obra O sentimento trágico da vida, que lhe valeu a condenação do Santo Ofício. Foi nomeado reitor da Universidade de Salamanca três vezes; a primeira em 1902 e a última, de 1931 até sua demissão, em 22 de outubro de 1936, por ordem de Franco. Passou seus últimos dias de vida em prisão domiciliar.


Miguel de Unamuno em 1925

Nome completo: Miguel de Unamuno y Jugo
Nascimento: 29 de setembro de 1864 - Bilbau, Espanha
Morte: 31 de dezembro de 1936 (72 anos) - Salamanca, Espanha
Nacionalidade: Espanha Espanhol
Ocupação: Escritor
Movimento literário: Geração de 98
Magnum opus: Del sentimiento trágico de la vida

Gianni Vattimo

Gianteresio (Gianni) Vattimo (Turim, 4 de janeiro de 1936) é um filósofo e político italiano, um dos expoentes do pós-modernismo europeu.

Discípulo de Luigi Pareyson, graduou-se em Filosofia, na cidade de Turim, em 1959. Especializou-se em Heidelberg, Alemanha, com Karl Löwith e Hans-Georg Gadamer, cujo pensamento introduziu na Itália. Em 1964, tornou-se professor de Estética na Universidade de Turim e, a partir de 1982, de Filosofia Teorética. Ensinou, na condição de professor visitante, em vários universidades dos Estados Unidos.

Nos anos 1950, trabalhou em programas culturais da RAI. É diretor da Rivista di estetica, membro de comissões científicas de vários periódicos italianos e estrangeiros e sócio-correspondente da Academia de Ciência de Turim.

Escreve para o semanário L'Espresso, para o diário La Repubblica e sobretudo para La Stampa, onde produz editoriais com reflexões críticas sobre política e cultura.

Recebeu o título de Doutor Honoris Causa das Universidades de La Plata, Palermo e Madrid.


Gianni Vattimo

Información personal

Nacimiento: 4 de enero de 1936  (84 años) - Turín (Italia) 
Nacionalidad: Italiana
Religión: Catolicismo
Partido político: Italia de los Valores 
Educación: Universidad de Turín 
Ocupación: Filósofo, político, profesor universitario y escritor 
Empleador: Universidad de Turín 
Miembro de: Academia Europea de Ciencias y Artes 
Distinciones:
Honorary Doctorate of University of Buenos Aires
Premio Hannah Arendt
Max Planck Research Award (1992)

Medalla de Oro del Círculo de Bellas Artes (2019) 



Jean-Pierre Vernant

Jean-Pierre Vernant (Provins, 4 de janeiro de 1914 — Sèvres, 9 de janeiro de 2007) foi um historiador e antropólogo francês, especialista na Grécia Antiga, particularmente na mitologia grega. Foi professor honorário do Collège de France.




Jean-Pierre Vernant

Nascimento: 4 de janeiro de 1914 - Provins
Morte: 9 de janeiro de 2007 (93 anos) - Sèvres
Nacionalidade: francês
Prêmios: Medalha de Ouro CNRS (1984)
Campo(s): história, antropologia

Vilém Flusser

Vilém Flusser (Praga, 12 de maio de 1920 — Praga, 27 de novembro de 1991) foi um filósofo Checo-brasileiro. Autodidata, durante a Segunda Guerra, fugindo do nazismo, mudou-se para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo, onde atuou por cerca de 20 anos como professor de filosofia, jornalista, conferencista e escritor. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas.

Seu trabalho inicial foi marcado pela discussão do pensamento de Martin Heidegger e pela influência do existencialismo e da fenomenologia. A fenomenologia teria um papel importante na transição para a fase posterior de seu trabalho, na qual ele voltou sua atenção para a filosofia da comunicação e da produção artística. Ele contribuiu para a dicotomia da história: o período de adoração da imagem e o período de adoração do texto, cujos desvios resultaram na idolatria e na "textolatria". Flusser é um dos filósofos brasileiros mais estudados internacionalmente.


Vilém Flusser

Nascimento: 12 de maio de 1920 - Praga, Checoslováquia
Morte: 27 de novembro de 1991 (71 anos) - Próximo a fronteira entre a Alemanha e a Checoslováquia
Residência: Brasil, França, Checoslováquia
Nacionalidade: Flag of Brazil.svg brasileira
Alma mater: London School of Economics
Magnum opus: Filosofia da Caixa Preta
Escola/tradição: Fenomenologia, Existencialismo
Principais interesses: Teoria da comunicação, Design, Fenomenologia, Fotografia

Virgílio

Públio Virgílio Maro[1] ou Marão (em latim: Publius Vergilius Maro; Andes, 15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio, 21 de setembro de 19 a.C.) foi um poeta romano clássico, autor de três grandes obras da literatura latina, as Éclogas (ou Bucólicas), as Geórgicas, e a Eneida. Uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, são por vezes atribuídos a ele.

Virgílio é tradicionalmente considerado um dos maiores poetas de Roma, e expoente da literatura latina. Sua obra mais conhecida, a Eneida, é considerada o épico nacional da antiga Roma: segue a história de Eneias, refugiado de Troia, que cumpre o seu destino chegando às margens de Itália — na mitologia romana, o ato de fundação de Roma. A obra de Virgílio foi uma vigorosa expressão das tradições de uma nação que urgia pela afirmação histórica, saída de um período turbulento de cerca de dez anos, durante os quais as revoluções prevaleceram. Virgílio teve uma influência ampla e profunda na literatura ocidental, mais notavelmente na Divina Comédia de Dante, em que Virgílio aparece como guia de Dante pelo inferno e purgatório.


Virgílio

Nascimento: 15 de outubro de 70 a.C. - Andes (atual Virgilio), Gália Cisalpina
Morte: 21 de setembro de 19 a.C. (50 anos) - Brundísio
Nacionalidade: Romana
Gênero literário: Poesia épica, poesia didática, poesia pastoral
Movimento literário: Poesia augustiniana

Magnum opus: Eneida


Vladimir Safatle

Vladimir Pinheiro Safatle (Santiago do Chile, 3 de junho de 1973) é um filósofo, escritor e músico brasileiro nascido no Chile. É professor titular da cadeira de Teoria das Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Notabilizou-se ao grande público sobretudo por sua atividade como colunista no jornal Folha de S. Paulo.[1] Sua produção intelectual centra-se nas áreas de epistemologia da psicanálise e da psicologia, filosofia política, tradição dialética e filosofia da música.


Vladimir Safatle
Filosofia contemporânea

Nome completo: Vladimir Pinheiro Safatle
Data de nascimento: 3 de junho de 1973 (47 anos)
Local: Santiago, Chile
Principais interesses: Filosofia política, filosofia da mente, dialética, psicanálise
Trabalhos notáveis: A Paixão do Negativo: Lacan e a Dialética; Grande Hotel Abismo; O Circuito dos Afetos

Influenciado por: Hegel, Jacques Lacan, Karl Marx, Theodor W. Adorno, Freud, Bento Prado Júnior, Michel Foucault, Gilles Deleuze


Éric Weil

Éric Weil (Parchim, 8 de junho de 1904 — Nice, 1 de fevereiro de 1977) foi um filósofo francês de origem alemã.


Estudou Medicina e Filosofia nas Universidades de Hamburgo e Berlim. Em 1933 transferiu-se para a França e se tornou cidadão francês. Fez parte do Centre National de la Recherche Scientifique (1945-1956) e ensinou na École Pratique des Hautes Études até 1956, quando se transferiu para a Universidade de Lille. Em 1968 foi para Nice, e lá morreu em 1977.


Éric Weil

Información personal:

Nacimiento: 8 de junio de 1904 - Parchim (Alemania) 
Fallecimiento: 1 de febrero de 1977  (72 años) - Niza (Francia) 
Nacionalidad: Alemana y francesa
Ocupación: Filósofo y profesor universitario 
Empleador: Universidad de Lille 
Miembro de: Academia Estadounidense de las Artes y las Ciencias 




Wilhelm Dilthey

Wilhelm Christian Ludwig Dilthey (Wiesbaden, 19 de novembro de 1833 - Siusi allo Sciliar, Castelrotto, 1º de outubro de 1911)[1] foi um filósofo hermenêutico, psicólogo, historiador, sociólogo e pedagogo alemão. Dilthey lecionou filosofia na Universidade de Berlim. Considerado um empirista, o que contrastava com o idealismo dominante na Alemanha em sua época, mas sua concepção do empirismo e da experiência difere da concepção britânica de empirismo.


Wilhelm Dilthey

Nascimento: 19 de novembro de 1833 - Wiesbaden-Biebrich, Confederação Alemã
Morte: 1 de outubro de 1911 (77 anos) - Seis am Schlern, Áustria-Hungria
Cidadania: Alemanha
Irmão(s): Karl Dilthey
Alma mater: Universidade de Heidelberg, Universidade Humboldt de Berlim
Ocupação: filósofo, historiador, psicólogo, teólogo, pedagogo, sociólogo, professor universitário, crítico literário
Prêmios: Ordem do Mérito para as Artes e Ciência
Empregador: Universidade de Breslávia, Universidade de Basileia, Universidade Humboldt de Berlim, Universidade de Kiel
Escola/tradição: Hermenêutica
Principais interesses: Verstehen, Teoria da literatura, Crítica literária, História intelectual, Ciências humanas, Círculo hermenêutico, Geistesgeschichte, Facticidade
Movimento estético: filosofia ocidental

Raymond Williams

Raymond Williams (1921 (99 anos), Pandy - 1988) foi um acadêmico, crítico e novelista Galês. Seus escritos em política, cultura, literatura e cultura de massas refletiram seu pensamento marxista. Foi uma figura influente dentro da Nova Esquerda e na teoria cultural em geral.

Uma de suas obras mais importantes é o livro "Palavras-chave, no qual ele destrincha a origem etimológica de palavras diretamente relacionadas à luta de classes e da formação da sociedade moderna. Como exemplo podemos verificar o traçado sobre o termo 'trabalho' que tem sua origem no latim tripalliun, instrumento de tortura composto por 3 paus(daí a origem do termo em latim) usado desde a antiguidade para punir devedores de impostos ou serventias.




Raymond Williams

Nascimento: 31 de agosto de 1921
Morte: 26 de janeiro de 1988 (66 anos) - Saffron Walden
Cidadania: Reino Unido, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Alma mater: Trinity College
Ocupação: filósofo, romancista, escritor, professor, sociólogo, crítico literário, historiador literário
Empregador: Universidade de Cambridge

Donald Woods Winnicott

Donald Woods Winnicott (Plymouth, 7 de abril de 1896 — 28 de janeiro, 1971) foi um pediatra e psicanalista inglês influente no campo das teorias das relações objetais e do desenvolvimento psicológico. Ele foi líder da Sociedade Britânica de Psicanálise Independente, e Presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise duas vezes (1956-1959 e 1965-1968).

Winnicott é melhor conhecido por suas ideias relacionadas ao verdadeiro e falso self, a teoria dos pais "suficientemente bons", e em parceria com sua segunda esposa, Clare Winnicott, desenvolveu a noção de objeto transicional. Ele descreveu diversos livros, incluindo o "Brincar e a Realidade", assim como outros 200 artigos.


Winnicott

Nome completo: Donald Woods Winnicott
Conhecido(a) por: Estágios do desenvolvimento, Holding, Onipotência subjetiva, Realidade Objetiva, Experiência transicional, Pais suficientemente bons, Verdadeiro self e falso self
Nascimento: 7 de abril de 1896 - Plymouth, Devon, Inglaterra
Morte: 25 de janeiro de 1971 (75 anos) - Londres, Inglaterra, Reino Unido
Cônjuge: Alice Buxton Winnicott (c. 1923–51); Clare Winnicott (c. 1951)
Alma mater: Jesus College (Cambridge); St Bartholomew's Hospital Medical College
Ocupação: Pediatra, psiquiatra, psicanalista
Escola/tradição: Psicanálise

Wittgenstein

Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889 — Cambridge, 29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico. Foi um dos principais autores da virada linguística na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática, e filosofia da mente. Muitos o consideram o filósofo mais importante do século passado.


Ludwig Wittgenstein
Filosofia do século XX

Nome completo: Ludwig Joseph Johann Wittgenstein
Escola/Tradição: Filosofia Analítica
Data de nascimento: 26 de abril de 1889
Local: Viena, Áustria
Morte: 29 de abril de 1951 (62 anos)
Local: Cambridge, Inglaterra
Principais interesses: Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Matemática, Filosofia da Mente
Ideias notáveis: Jogos de linguagem, função de verdade, estado de coisas
Influências: Kierkegaard, Schopenhauer, Leo Tolstoy, Dostoiévski, Frege, Russell, Moore, Hegel, Otto Weininger, Karl Kraus, Tolstoi
Influenciados: Alvin Plantinga, Russell, Schlick, Gilbert Ryle, Saul Kripke, Círculo de Viena, Barry Stroud, Stanley Cavell, Richard Rorty, Friedrich Hayek, Vasco Pulido Valente, Francisco Pulido Valente e a Filosofia Analítica em geral.


Wolfgang Röd

Wolfgang Röd ( 13 de maio de 1926 , Oderberg , Silésia - 17 de agosto de 2014 , Innsbruck [1] ) foi um historiador austríaco da filosofia , mais conhecido como o editor da série de quatorze volumes da história da filosofia na CH Beck .





Alan Woods

Alan Woods (born 23 October 1944) is a British Trotskyist political theorist and author. He is one of the leading members of the International Marxist Tendency (IMT) as well as of its British affiliate group Socialist Appeal. He is political editor of the IMT's In Defence of Marxism website. Woods was a leading supporter within the Militant tendency within the Labour Party and its parent group the Committee for a Workers' International until the early 1990s. A series of disagreements on tactics and theory led to Woods and Ted Grant leaving the CWI, to found the Committee for a Marxist International (soon renamed International Marxist Tendency) in 1992. They continued with the policy of entryism into the Labour Party. Woods has expressed particularly vocal support for the Bolivarian Revolution in Venezuela, and repeatedly met with the Venezuelan President Hugo Chávez (in office 1999–2013), leading to speculation[by whom?] that he was a close political adviser to the president.


Alan Woods

Born: 23 October 1944 (age 75) - Swansea, Wales, United Kingdom
Nationality: British
Alma mater: University of Sussex; Sofia University; Moscow State University
Occupation: Political theorist, activist, writer
Movement: International Marxist Tendency


Xenófanes

Xenófanes de Cólofon (em grego antigo: Ξενοφάνης ὁ Κολοφώνιος; ca. 570 a.C. — 475 a.C.) foi um filósofo grego, nascido na cidade de Cólofon, na Jónia (atual costa ocidental da Turquia). Cedo deixou sua cidade para levar vida errante na qualidade de rapsodo. Acredita-se que tenha passado algum tempo na Sicília e também em Eleia. Segundo a tradição, Xenófanes teria sido mestre de Parmênides de Eleia. Escreveu unicamente em versos em oposição aos filósofos jônios como Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto.


Xenófanes
Pré-socráticos

Escola/Tradição: Escola Eleata
Data de nascimento: ca. 570 a.C.
Local: Cólofon, Jónia (atual costa ocidental da Turquia)
Morte: ca. 475 a.C. (95 anos)
Influenciados: Parmênides de Eleia


Xenofonte

Xenofonte (em grego antigo: Ξενοφῶν, transl.: Xenophō̃n; ca. 430 a.C. — 355 a.C.) foi soldado, mercenário e discípulo de Sócrates. Ele foi autor de inúmeros tratados práticos sobre assuntos que vão desde equitação a tributação, ficou conhecido pelos seus escritos sobre a história do seu próprio tempo e pelos seus discursos de Sócrates.


Xenofonte

Nascimento: 430 a.C.
Morte: 354 a.C. (76 anos) - Corinto
Cidadania: Atenas
Etnia: grego
Filho(s): Grilo (filho de Xenofonte)
Ocupação: historiador, mercenário, filósofo, escritor, militar



María Zambrano

María Zambrano (Vélez-Málaga, 22 de abril de 1904 - Madrid, 6 de fevereiro de 1991) foi uma filósofa e escritora espanhola, discípula de Ortega y Gasset e também de Xavier Zubiri e de Manuel García Morente durante os anos 1924-1927.

Foi a primeira mulher a ser agraciada com o Prêmio Miguel de Cervantes (1988).

Esteve exilada em vários países da Europa e da América do Sul, tendo regressado a Espanha em 1984, após o término da ditadura.


María Zambrano

Nascimento: 22 de abril de 1904 - Vélez-Málaga, Espanha
Morte: 6 de fevereiro de 1991 (86 anos) - Madrid, Espanha
Nacionalidade: Espanha Espanhola
Cidadania: Espanha
Irmão(s): Araceli Zambrano Alarcón
Alma mater: Universidad Central
Ocupação: Escritora e filósofa
Prémios: Prémio Cervantes 1988
Empregador: Instituto-Escuela, Universidad Central
Magnum opus: De la aurora